O que se entende por autossuficiência?

O que se entende por autossuficiência?

Dicionários e pesquisas online revelarão uma série de significados para a autossuficiência. Em geral, “autossuficiência” significa fazer as coisas por conta própria. Não porque você precisa, mas porque você quer saber que tudo é feito de acordo com um padrão pessoal mais elevado. Mas o que isso significa?

Sociedade é uma Sociedade Anônima

Uma breve pesquisa do termo mostrará também que é o título de um ensaio de 1841 do escritor norte-americano Ralph Waldo Emmerson.

No ensaio, Emmerson escreve que “a sociedade é uma sociedade anônima, em que os membros concordam, para garantir o pão a cada acionista, a renunciar à liberdade e à cultura do líder. A virtude na maioria dos pedidos é a conformidade. A autossuficiência é a sua aversão “.

Emmerson escrevia em resposta a uma ideia que tinha sido proposta em 1762 pelo filósofo francês Jean-Jacques Rousseau. O trabalho de Rousseau, “sobre o contrato social” influenciou a formação do governo americano primitivo e na popularização subseqüente das sociedades democráticas que substituiriam as monarquias do mundo durante os dois séculos seguintes.

O título do trabalho refere-se à ideia de Rousseau de que a sociedade é formada quando as pessoas entregam certos direitos ao seu governo em troca de certas proteções.

Absolve-se a si mesmo

Neste contexto, o termo “autossuficiência” como popularizado por Emmerson, pode ser tomado como um apelo chocante para existir, independente das ordens sociais da sociedade, a fim de melhor seguir nossas próprias vontades e consciências. “Absolve-se a si mesmo, e você terá o sufrágio do mundo”, escreveu Emmerson.

Grande parte do ensaio é um apelo à rejeição de instituições como a religião e o capitalismo. De fato, o ensaio de Emmerson parece um apelo à anarquia em nome do bem caótico. Embora não tenhamos que aceitar os pontos mais extremos de Emmerson, o seu ensaio continua a ser um apelo para todos nós seguirem a nossa própria bússola moral e não nos deixemos definir pelas ideias dos outros.

O clima político-econômico na América na década de 1840 foi muito semelhante ao do nosso próprio tempo. O protecionismo econômico estava em ascensão à medida que vastos impérios distribuíam produtos exóticos em um mercado aberto, mas temiam a concorrência de vizinhos poderosos. Enquanto isso, pontos de vista fortes sobre questões sociais e políticas polarizaram indivíduos em linhas partidárias.

Neste contexto, a “autossuficiência” refere-se a decidir sobre o que achamos que é certo e bom e agir de acordo com essas crenças, em vez de permitir que outras pessoas nos definam e controlem ou escolham uma categoria para nos encaixar.

Prefira a categoria honesta

Encaixar-se em categorias sociais definidas é uma boa maneira de ganhar aceitação rapidamente, mas também pode significar concordar com as coisas, em vez de concordar com elas.

Desta forma, a autossuficiência também significa ser capaz de preferir a sua própria categoria honesta a ser membro de um grupo que devemos impressionar fazendo concessões em nossa própria moral.

Nadar contra o fluxo

Como a auto identificação é uma parte tão grande da autoconfiança, a autoeducação também deve ser uma grande parte desse estilo de vida.

Identificar-se com um grupo social ou político geralmente significa dizer o que pensar, em vez de chegar às nossas próprias conclusões. Infelizmente, muitas pessoas querem se envolver com informações que imponham o que já acreditam.

Infelizmente, essa tendência – chamada de “viés de confirmação” – é boa para as classificações. Como resultado, pode ser difícil encontrar fontes de notícias que “digam como é”, em vez de como o público-alvo quer ouvi-lo.

Encontrar informações confiáveis ​​é difícil. Mas pode ser gratificante saber que você está encontrando seu próprio entendimento em vez de seguir o fluxo. Hoje em dia, muitas pessoas estão dispostas a reclamar da “mídia tradicional”. Mas ninguém parece disposto a ir à fonte da informação.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.